segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ecdise da B. smithi

A B. smithi fez mais uma ecdise no dia 05/12/2010.

Ganhou pernas longas e as partes alaranjadas um pouco mais escuras... está se saindo muito bem, crescendo muito rápido.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Acompanhamento 02/12/2010

Ontem foi dia de banquete para as V. longisternalis.

Consegui grilos muito pequenos para servir às longisternalis, eram realmente pequenos então elas pegaram com facilidade.

Barata para a G. iheringi que recém fez ecdise. Eela pegou a barata calmamente, nunca tinha visto ela atacar tão devagar uma presa.

Ofereci uma barata também à B. smithi mas ela está próxima de fazer ecdise então recusou.

Vídeo da B. smithi 09/11/2010

Novamente.. postagem atrasada mas não sonegada!

Este é o vídeo da B. smithi se alimentando de uma barata no dia 09/11/2010.

Como estava esperando filmar o momento do ataque tive que empurrar a barata que já estava há um tempo ali parada e, quando ela se moveu, foi o que precisou para a aranha pegá-la.

Vídeo da G. iheringi se alimentando 09/11/2010

Postagem atrasada mas não sonegada...

Fiz um vídeo da G. iheringi pegando uma barata:


Infelizmente não foi possível capturar no vídeo o momento em que ela ataca a barata, pois a barata se escondeu atrás do hidro-higrômetro e a aranha foi buscá-la lá atrás.

Estou fazendo um novo terrário para essa aranha pois esse terrário improvisado em um pote é temporário.

A iheringi já fez uma ecdise depois desse vídeo, está bem grande agora.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Atualização...

Estou em débito com o Blog... não sei mais quais foram os eventos que ocorreram e eu não consegui postar.

Bem, vamos ao que eu lembro:
. 09/11/10
B. smithi - 1 barata (tenho o vídeo, postarei em breve)
G. iheringi - 1 barata (tenho o vídeo, postarei em breve)

. No mês de Novembro (não lembro a data exata)
As duas v. longisternalis fizeram ecdise (cresceram bastante)

. entre os dias 20 e 30
B. smithi - 1 barata
V. longisternalis - 1 tenébrio cada uma, estavam famintas e estou com escassez de ninfas de baratas pequenas o suficiente para elas

. 28/11/10
G. iheringi fez ecdise (cresceu bastante)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ecdise B. smithi

Surpresa!

Hoje pela manhã vi que a B. smithi fez ecdise essa noite. saudável e normal, ela não se alimentava há cerca de três semanas, estava com o abdomen muito grande.

Não consegui ver o quanto ela cresceu. Esse final de semana faço algumas fotos de todas elas e posto aqui.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

É normal e saudável que as aranhas não se movimentem?

Este tópico foi motivado por uma pergunta da Kelen sobre o post do dia 01/10/2010, onde relatei que a G. iheringi não se movimentava há algum tempo.

As aranhas, assim como outros animais de sangue frio, são especialistas em economizar energia, então não são muito ativos mesmo, somente se movem se tiverem um bom motivo, e também podem evitar se moverem quando tiverem motivo para tal comportamento.

Seguem alguns dos motivos que fazem as aranhas se moverem:
. Para se alimentar;
. Para buscar melhores condições térmicas;
. Para se proteger de predadores ou riscos naturais.

Seguem alguns dos motivos que fazem aranhas NÃO se moverem:
* nesses casos evitam MESMO se mover, não se movem nem para se limentar e quando para se proteger, somente se a ameaça for realmente séria
. Quando estão próximas de fazer ecdise - elas ficam realmente espremidas dentro do exoesqueleto, pois estão crescendo e o exoesqueleto não, se mover assim já não é uma tarefa tão fácil;
. Quando recém fizeram ecdise - elas precisam ficar paradas pois o novo exoesqueleto precisa endurecer para elas ficarem firmes, fortes e protegidas.

As aranhas são serem muito sensíveis ao que ocorre ao seu redor, elas sentem vibrações de solo e ar e alterações de temperatura, podendo acompanhar o que acontece em seu ambiente.

As aranhas são muito pacientes, elas podem ficar muito tempo paradas se estiver tudo bem dessa forma, normalmente se movem respondendo a estímulos externos.

As aranhas, para crescer, realizam a troca do exoesqueleto - esqueleto externo que reveste o corpo proporcionando firmeza (como o dos humanos por exemplo) e proteção. Este processo é chamado ecdise.

O processo de ecdise pode levar muito tempo, quando as aranhas são jovens é normalmente rápido, mas quando já estão maiores o processo costuma ser demorado.

Primeiro as aranhas param de se alimentar e de se mover para que o esqueleto se solte de seu corpo e um novo esqueleto seja formado (isso pode ser muito demorado - vários dias, até cerca de três semanas).

O segundo passo é a aranha virar-se com as patas para cima. Neste momento ela começará a se livrar do esqueleto antigo. Ela rompe o esqueleto e começa a sair de dentro dele, primeiro o corpo e depois puxando as patas para fora (vejam o post Ecdise da B. smithi que tem algumas fotos do final do processo). Isso pode levar algumas horas, até umas vinte horas.

CURIOSIDADE: algumas pessoas muito desinformadas colocam aranhas vivas no lixo ou enterram por acharem que estão mortas quando estão fazendo ecdise, viradas com as patas para cima ou de lado, imóveis. Nessa situação não respondem a nenhum estímulo externo, não se movem para nada até que começam a sair do esqueleto antigo.

O mais importante para ver se uma aranha está saudável é conhecer os seus hábitos. Algumas características vêm da espécie, outras variam de um animal para outro. Aranhas que se alimentam bem estão absolutamente bem. Se não se alimentam é necessário tentar entender o motivo, pode ser que ela venha a fazer ecdise e aí está tudo normal, pode ser que ela necessite de aquecimento ou humidade.
As aranhas podem ficar alguns meses sem se alimentar, portanto há tempo para avaliar a situação e agir para corrigir algo que a esteja incomodando. Já a humidade deve ser sempre monitorada e corrigida rapidamente pois um ambiente excessivamente seco pode matar uma aranha em poucos dias.

Ficar cutucando na aranha ou em seu terrrário também é algo que deve ser evitado. Se ela precisar escolher entre se alimentar ou se proteger, a escolha será SEMPRE se proteger, portanto uma aranha estressada não se alimenta e pode morrer.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Acompanhamento 08/10/2010

Hoje estou partindo para o litoral e ficarei quatro dias sem poder dar atenção aos terrários.

Ofereci uma barata razoavelmente grande para a B. smithi, que recusou - ela está com o abdomen muito grande e não deve se alimentar mais até fazer sua próxima ecdise.

Servi ninfas de baratas para as V. longisternalis e ambas atacaram vorazmente as baratinhas.

A G. iheringi ainda precisa de mais tempo para começar a se alimentar, por recém ter feito ecdise.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ecdise da G. iheringi

G. iheringi finalmente realiza sua ecdise.

A ecdise foi tranquila, não dá para ver ainda o quanto ela cresceu, pois ficou bem encolhida após a ecdise, melhor não perturbá-la.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Atualização

Segue pequena atualização no blog, ando meio sem tempo de atualizar os acompanhamentos e acontecimentos mas é importante registrar.

G. iheringi - não come mais e se move muito pouco há semenas... desde a última vez que escrevi sobre ela aqui no blog. Deve realizar ecdise em breve, mas está demorando um pouco.

B. smithi - tem comido muito, está com o abdomen muito grande, depois da última atualização no blog ela já comeu:
- uma barata do tamanho dela
- uma barata MUITO mior que ela (essa eu até me arrependi de ter dado, pois resultou em uma luta bastante violenta até que ela conseguiu dominá-la, afinal, sem nenhum prejuízo)
- um grilo do tamanho dela

V. longisternalis - ambas fizeram ecdise e ainda não se alimentaram, vou tentar esse final de semana. A 01 fez ecdise há mais tempo, a 02 fez essa semana.

No final de semana tentarei atualizar e, quem sabe, postar algumas fotos.

domingo, 12 de setembro de 2010

Acompanhamento 12/09/2010

Time for dinner!!!

Após a ecdise a B. smithi ainda não havia se alimentado... tentei servir uma baratinha para ela e ela atacou com uma velocidade surpreendente.

Servi também uma baratinha para a G. iheringi e ela comeu, pelo jeito não está com muita pressa para fazer ecdise, mas está com o abdomen realmente grande.

Coloquei um pequeno tenébrio no terrário de cada V. longisternalis, os tenébrios se enterraram e sumiram, mas deixemos assim para observar se elas comerão. Ainda essa semana tentarei conseguir uma baratinha muito pequena para oferecer a elas...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Acompanhamento 08/09/2010

A B. smithi está indo bem, não cresceu tanto quanto cresce a G. iheringi em suas ecdises, mas está crescendo bem.

Servi ontem uma barata realmente grande para e G. iheringi. Outro dia eu havia tentado servir essa mesma barata e ela demonstrou interesse mas talvez tenha achado a presa grande demais, pois pegou a barata e não picou, apenas segurou ela por uns instantes e quanto ela tentou escapar a aranha a deixou.

Ontem não foi diferente, coloquei a barata no terrário e a aranha perseguiu a barata, talvez apenas para verificar, mas quanto a barata quis mesmo escapar ela a deixou. Porém a barata fez a volta no terrário e veio ao encontro da aranha, que dessa vez não se demorou em pegá-la pela cabeça para uma abundante refeição. Não sei exatamente quanto tempo foi, mas ela demorou mais de dez horas para terminar com essa barata.

Agora acredito que ela precise fazer ecdise, pois está com o abdomen muito avantajado e já percebo o escurecimento característico de quando está próxima a ecdise. Isso deve ocorrer até o próximo domingo, no máximo.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ecdise da B. smithi

Conforme previsto, a ecdise ocorreu essa noite, ela começou o processo por volta das 22:00 e terminou durante a madrugada, acho que por volta das 02:00~02:30.

Agora ela já apresenta a coloração característica da espécie, embora ainda deva escurecer bastante nos próximos dias, quando fixar o exoesqueleto.

Segue algumas fotos do processo:











sábado, 4 de setembro de 2010

Acompanhamento 04/09/2010

Bem, hoje eu precisava alimentar todas as aranhas...

Resolvi dar um tempo para a colônia de baratas e servir alguns grilos que comprei junto com colônia de baratas e com a B. smithi.

O maior deles foi para a G. iheringi, que o atacou ferozmente, como usual... este grilo é bastante grande e, como o abdomen da aranha já estava bastante grande, isso deve servir para sua próxima ecdise, vamos acompanhar.

O segundo maior eu servi para a B. smithi. Essa fará ecdise muito em breve, percebi hoje pela coloração do seu abdomen, deve fazer ecdise no máximo em dois dias. Visto a proximidade da ecdise dela, não quis deixar o grilo vivo no terrário, esmaguei a cabeça-de-prego dele e larguei ele lá, pois também não quis deixar a aranha sem alimento.

O terceiro eu tentei algo novo... cortei ele ao meio e servi metade para cada uma das V. longisternalis. Eu nunca tinha tentado isso, já servi somente as patas dos grilos e pegou muito bem, agora não gostei muito de servir o grilo "arrebentado"... vamos ver se pega bem, deixei lá e vou observar...

Amanhã devo postar novo acompanhamento e pretendo fazer algumas fotos, principalmente quando a B. smithi fizer a sua ecdise, pois nessa proxima instar ela já deve apresentar a coloração característica da Red Knee.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Acompanhamento 01/09/2010

Hoje observei e a baratinha ainda estava lá com a Smithi...
Tirei a baratinha dela e servi para a G. iheringi, que imediatamente a abateu para sua alimentação (esta está comendo muito, está grande e precisa mesmo de bastante alimento se quiser fazer ecdise em breve)

sábado, 28 de agosto de 2010

V. Longisternalis e sua primeira barata!

Para registro: fato marcante!

Nesse sábado (28/08/2010) a V. Longisternalis Ling 01 caçou e comeu uma pequena ninfa de barata. A última vez que alimentei as aranhas (no domingo, dia 22) não alimentei a 01 pois ela estava bem gordinha. Então hoje lembrei dela e ofereci a ela uma ninfa de barata (realmente pequena, mais ou menos do mesmo tamanho da ling) e ela imediatamente abateu a barata e a comeu. Grande ponto para ela!!!

Fiquei muito feliz pois isso marca o início de uma era sem incomodação com a alimentação, sem precisar ficar catando pequenos tenébrios ou mutilando animais e servindo aos pedaços. Agora o desafio é ter as pequenas baratas, pequenas o suficiente para o tamanho da ling.

Nesse mesmo dia ofereci também uma ninfa à B. Smithi, mas ela por enquanto não caçou ainda. Ela parece estar bem alimentada e como a baratinha é um pouco maior que a ling acredito que ela não deva se arriscar nessa luta. Vamos observar alguns dias e se nada acontecer eu removo a baratinha do terrário.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Acompanhamento 24/08/2010

Olá!

Domingo (22/08/2010) servi alimento à nova B. Smithi: um grilo sem as patas traseiras e com a cabeça esmagada. Escolhi este cardápio pois não tinha condições no momento de escolher um grilo ou barata realmente pequeno e ela ainda é muito pequena para travar luta com um dos grandes.

As patas que removi do grilo foram servidas à V. Longisternalis número 2 (servi apenas para ela ambas as patas pois a ling 1 recém havia se alimentado com um grande tenébrio que estava em seu terrário há semanas, mas ainda estava vivo até o momento.

Para a G. Iheringi servi uma super baratona (maior do que a própria aranha) e ela demonstrou interesse mas não chegou a pegá-la, acredito que ela tenha achado grande demais para si.

Observei ontem e a barata permanecia lá, estava escondida mas eu a encontrei.

Observei novamente hoje (há cerca de uma hora atrás) e a barata continuava lá, estava na toca da aranha, enquanto esta se aquecia próximo à lâmpada que está ao lado do terrário. Quando abri o terrário para procurar a barata a aranha também entrou na toca, o que gerou um clima um tanto tenso, então fechei o terrário e deixei pra lá, já pensando em uma breve substituição daquela barata por uma de menor porte.

Quando foi minha surpresa agorinha mesmo ao ver a G. Iheringi com a barata presa em suas presas, ainda se debatendo bastante... por pouco não flagro o momento do abate, mas que bom que ela irá se alimentar, agora tenho certeza de todas estarem bem alimentadas até o final dessa semana, pelo menos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Má notícia - Onomatopéia

Estou atrasado com essa notícia, mas notícia ruim sempre demora a chegar, não é assim o ditado? Então me enganei...

Uma das irmãs V. Longisternalis (a que estava com meu cunhado João Victor, nomeada Onomatopéia) morreu no fim de semana passado (sábado 14/08/10). A causa da morte foi que o cãozinho da casa dele teve acesso ao pequeno terrário da Onomatopéia e esolveu brincar com aquele pote plástico que fazia um som tão maravilhoso ao bater pelas paredes e rolar pelo chão. Com isso a Onomatopéia acabou se ferindo e não resistiu.

O acontecimento é lastimável, com certeza não é culpa do cãozinho e o João Victor também não imaginou que passaria essa idéia por sua mente canina depois de tanto tempo já ter o terrariozinho da Onomatopéia no mesmo local.

Na próxima o João com certeza se certificará de que o terrário jamais esteja em local acessível a crianças e animais. Vale como aprendizado para todos nós.

Nova integrante - Brachypelma Smithi

Olá pessoal!!!

Chegou ontem a nova integrante do Terrário Oito Patas: Brachypelma Smithi.

Ela foi enviada pelo amigo PET EXOTICOS (o mesmo de onde veio nossa Iheringi).

Chegou super bem, muito bem embalada, ativa, hidratada, calma, excelente. Não tive como fazer video ou fotos porque estava realmente sem tempo na hora de desembalar ela e acomodá-la em seu terrário. Este final de semana posto algumas fotos e talvez um vídeo pois pretendo tentar alimentá-la, aliás, todas as nossas amigas de oito patas.

Ok, obrigado PET EXOTICOS!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Acompanhamento 13/08/2010

Ok, ontem percebi que as Longisternalis haviam realizado ecdise.

Como esquentou um pouco aqui na região as aranhas ficaram todas um pouco mais ativas... tentei alimentar a Iheringi mas ela, como andava fazendo de costume (desde sua última ecdise) fugiu da barata.

Hoje de manhã qual minha surpresa ao ver que ela estava digerindo a baratinha (ainda metade da barata mais ou menos externa).

Fiquei muito feliz tanto com a ecdise das Longisternalis quanto com a alimentação da Iheringi, pois com o frio que estava fazendo nos últimos dias elas estavam com quase zero de atividade e pensei que poderiam ter complicações. A lâmpada que tenho para aquecimento não está dando conta, mas ainda tenho medo de colocar uma lâmpada mais forte e ser demais, o que também pode ser perigoso... Irei acompanhar os próximos dias e tomar uma decisão, mesmo assim encomendei um terrário novo que deve vir na próxima semana para a Iheringi, mas penso em adaptar uma forma de aquecer as Longisternalis juntamente no mesmo terrário.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ecdise das V. Longisternalis

As Vitalius Longisternalis fizeram ecdise. Não sei exatamente a data em que fizeram, enconrei hoje as exuvias dentro das tocas, juntamente com elas bem maiores que outrora.

Deve fazer menos de uma semana, pois andei bisbilhotando dentro das tocas delas esses dias e não tinha visto isso ainda.

Ambas as Longisternalis fizeram, agora preciso alimentá-las... :)

sábado, 10 de julho de 2010

Acompanhamento 10/07/2010

G. Iheringi realizou ecdise dia 08/07/2010, estou deixando ela paradinha, sem nenhuma perturbação.

Coloquei pequenos tenébrios nos terrários das V. Longisternalis, os tenébrios eram um pouco grandes,então elas fugiram deles... mas mesmo assim são pequenos o suficiente para elas pegarem, deixei eles lá e vou observar, se não comerem até o final do domingo irei removê-los pois elas também podem estar se preparando para fazer ecdise e, nesse caso, não é bom deixá-los lá.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ecdise da G. Iheringi

Feito! Acabou às 11:30 a ecdise, ela terminou de empurrar sua exuvia para fora e agora está com uma cor bem clara e ela está bem grande. Não tenho muitos detalhes sobre isso para escrever aqui porque não estou em casa, isso já são informações repassadas para mim pela minha esposa que ficou de olho no processo.

Agora é só deixar ela quieta por uns dez dias e tudo ficará bem!

lol

Ecdise da G. Iheringi

Ontem à noite percebi que a G. Iheringi faria ecdise em, no máximo, dois dias... bem, levou menos tempo do que imaginei. Hoje pela manhã (8:30) verifiquei que ela já estava realizando o processo, não sei desde que horário estava, mas as 00:30 foi a última vez que vi ela antes disso e não estava ainda virada de pernas para cima.

Percebi que ela faria ecdise pois ultimamente (desde a última vez que tentei oferecer comidaa ela) ela estava um pouco "irritada" ao ser perturbada e rejeitou o alimento. Além disso, percebi que ontem ela estava com os pelos mais claros (aparentando como se estivessem quemados ou algo assim) e a marca metálica do abdomen estava muito mais escura que o habitual (estava totalmente preta) e com algumas pequenas rugas sobre si.

Bem, agora ela está no processo, deve quase dobrar seu tamanho após isso, demandando urgentemente o novo terrário que estou planejando para ela.

lol

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Acompanhamento 05/07/2010

Hoje resolvi alimentar as V. Longisternalis, pois percebi que a sling 02 estava fora da toca, o que pode significar que saiu para caçar.

A sling 01 praticamente fechou sua toca com terra, ficou uma pequena passagem que até para ela é apertado passar.


Começei com a sling 02 que estava fora da toca. Coloquei um pequeno tenébrio vivo perto dela, inicialmente ela o ignorou e depois se sentiu incomodada com sua presença e saiu dali para um local mais longe dele. Insisti colocando o tenébrio na frente dela mas ela realmente não pareceu estar interessada. o tenébrio se feriu com a minha manipulação então deixei ele ali e parti para a sling 01.

Afastei um pouco da terra que fechava a toca e coloquei o tenébrio com a piça na pequena abertura, por onde conseguia enxergar as patas frontais da sling. Ela imediatamente o atacou e segurou ele até a morte com um bote certeiro, teve que brigar um pouco pois ele conseguia puxar a aranha um pouco quando conseguia se apoiar no substrato mas logo se entregou. Essa foi bonita de assistir.

domingo, 4 de julho de 2010

Acompanhamento 04/07/2010

Após quinze dias em jejum da G. Iheringi resolvi tentar oferecer a ela uma baratinha, não muito grande, mas também não ninfa, uma baratinha de cerca de dois centímetros de comprimento. A barata entrou no terrário e fez uma bagunça, se escondeu sob a teia, sob folhas, sob o sbstrato. Passou algumas vezes pela aranha que rejeitou o banquete em todas as oportunidades, removi a barata e resolvi deixar para uma próxima tentativa, talvez a aranha queira fazer uma ecdise em breve e, se for esse o caso, não vai se alimentar de forma alguma mesmo.

As Longisternalis ainda estão em suas tocas, depois do ultimo alimento que tiveram ficaram bem alimentadas.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Acompanhamento 01/07/2010

V. Longisternalis Ling 01 comendo um tenébrio!

Ela também caçou o bichinho no terrário, agora adeus tenébrios picados, ambas as lings de V. Longisternalis estão se alimentando bem, estão com o abdomen avantajado de caçar os tenébrios vivos.

Isso é um ótimo sinal de que se adaptaram bem ao terrário e estão se sentindo seguras.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Acompanhamento 28/06/2010

Sexta-feira passada (25/06) fiz uma limpeza nos terrários, removi todos os restos que estavam começando a criar fungos. Nos terrarios das V. Longisternalis eu consegui fazer com elas no local. A G. Iheringi eu precisei remover do terrário, pois ela está bem rápida e poderia dar trabalho para recupará-la se ela escapasse.

Hoje ofereci pequenos tenébrios às V. Longisternalis, a 02 pegou. Eu não vi ela pegando, demorou um pouco mas ela pegou ele e se alimentou bem, o abdomen dela ficou bem grande. A 01 não pegou o tenebrio e ele se escondeu no substrato, vamos aguardar e ver no que dá.

Ofereci também um tenébrio (este grande) à Iheringi, mas ela recusou, deu uma conferida nele mas não tomou nenhuma atitude agressiva. O abdomen dela está muito grande, ou ela não está afim de se alimentar ou não se interessou pelo tenébrio, apenas. Farei outra tentativa em breve com uma barata, que ela está acostumada a comer. Espero que ela faça ecdise logo.

domingo, 20 de junho de 2010

Esfomeada

Sexta-feira 18/06/10 resolvi oferecer uma barata muito grande à Iheringi, a barata era maior que ela (incluindo o comprimento das patas).

Tão logo a barata entrou no terrário a aranha já começou a se preparar para pegá-la, e não demorou muito para que ela atacasse. Realmente houve uma briga feia, a barata demorou muito tempo (mais de duas horas) para morrer e a aranha demorou mais de 24 horas para comer.

Comeu o máximo que conseguiu, ainda deixou um pequeno pedaço, um restinho apenas. Mas a aranha ficou tão "gorda" que fiquei até com medo que isso pudesse fazer mal a ela, mas acho q não. Ela havia comdo a última barata (e foi uma grande também, não tanto quanto essa mas bem grande) já fazia dez dias mas o abdomen dela ainda estava grande e agora ficou enorme...

domingo, 13 de junho de 2010

Acompanhamento 13/06/2010

Procurei os tenébrios que havia colocado paraas Vitalius e nada de elas comerem.
Coloquei alguns pedaços de tenébrios picados na porta de suas tocas, vamos continuar insistindo com o alimento vivo mas não quero que elas passem fome... hehehe

Observei a Iheringi e repus a água do terrário dela, que não está durando nem cinco minutos, está vazando tudo para a terra mas serve para manter a umidade do terrário.

Toquei ela com o pincel e ela fez movientos muito rápidos, ela está muito ativa e um pouco agressiva, fez um pouco de teia no terrário (alguns fios em locais isolados, na porta da toca e alguns fios longos atravessando o ambiente).

Não servi nenhum alimento para ela hoje porque ela está ainda com o abdomen muito grande, acho que ela não deve comer nada por enquanto.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Acompanhamento 10/06/2010

A baratinha da Iheringi já havia desaparecido na segunda-feira.

Hoje coloquei alguns tenébrios (muito pequenos) vivos para as Longisternalis. Em princípio elas fogem deles, mas vamos esperar elas terem fome de verdade para ver o que acontece.

Coloquei uma barata jovem para a Iheringi (não tenho certeza qual o critério para barata jovem ou adulta, mas era realmente grande, maior que o corpo da aranha). Primeiro toquei a aranha com a ponta do pincel para ela dar um espaço para eu abrir o terrário e colocar a baratinha, ela foi para dentro da toca.
Depois coloquei a baratinha que correu para o outro lado da toca, experimentei tocar a parte de trás da aranha para que ela saisse pelo outro lado da toca e encontrasse a baratinha mas ela se virou para o meu lado já demonstrando alguma agressividade. Frente a este cenário resolvi fechar o terrário e observar o que aconteceria.
A baratinha vinha voltando passando por cima da toca quando a aranha saiu e agarrou a barata. Houve uma certa luta (claro que injusta mas houve uma luta)... a baratinha demorou para se entregar mas serviu uma refeição abundante para a aranha que ficou com o abdomen realmente grande...

domingo, 6 de junho de 2010

Acompanhamento 06/06/2010

Como hoje todas as aranhas foram trocadas de terrários, ainda precisamos (eu e elas) nos adaptar a essa nova realidade.

Primeira grande mudança:
As V. Longisternalis ficam agora dentro de suas tocas, a 01 eu inclusive consigo enxergar se iluminar dentro da toca, já a 02 eu não consigo nem enxergar, pois sua toca ficou bem profunda e não consigo iluminar até o fim.

As V. Longisternalis estavam no papel e agora estão no substrato de terra com pó de casca de côco, isso talvez dificulte de elas encontrarem o alimento e também de eu perceber se isso aconteceu ou não.

Para a Iheringi pequenas mudanças, apenas o terrário está maior e, por isso, a comida consegue se esconder dela por um tempo.

Bem, as atividades de hoje foram assim:
Iheringi - Tentei servir uma baratona para a Iheringi mas ela recusou, então substituí por uma menor que ela recusou também (o abdomen dela está realmente grande então é aceitável que ela não coma nada por uns dias). Mas a segunda barata eu deixei lá no terrário com ela, a hora que ela quiser está à disposição.

V. Longisternalis - Servi tenébrios realmente pequenos para elas, larguei sobre o substrato e agora terei que observar para ver se elas os caçam. As Longisternalis estão também ambas com o abdomen bem avantajado, portanto não há com o que se preocupar por enquanto em relação à alimentação.

Novos Terrarios

Hoje fiz novos terrários para todas as aranhas.

As Longisternalis permaneceram nos mesmos potinhos e a Iheringi ganhou um pote maior.

Todas ganharam tocas. Inclusive as Longisternalis já estão utilizando suas tocas , mas a Iheringi ainda não, talvez a toca tnha ficado um pouco pequena para ela, observarei os próximos dias para sentir a necessidade de fazer uma toca maior.

Seguem algumas fotos da preparação dos terários:

Material




Terrario pronto da Ling 01 (Vitalius Longisternalis)




... detalhe da toca




-> E com a nova habitante... (ficou um pouco fora de foco)




Terrario pronto da Ling 02 (Vitalius Longisternalis)




... detalhe da toca




-> E com a nova habitante... (também ficou fora de foco) :/




Terrario pronto da Iheringi (visão superior)




visão interior...




mis uma visão interior:




-> e com a nova habitante




As duas Longisternalis parecem ter se adaptado muito bem, foram direto para dentro de suas tocas e, até o momento em que pude observar, não saíram mais de lá.

A Iheringi acho que não gostou muito da toca, pode ter achado muito pequena, mas andou por todo o terrário, nessa foto está o detalhe dela sobre o tronco que deveria ser sua toca:

quarta-feira, 2 de junho de 2010

terça-feira, 1 de junho de 2010

Acompanhamento 01/06/2010

Feita troca hoje dos alimentos das Longisternalis, tudo bem com elas, ativas.

A Iheringi aceitou uma baratinha. Baratinha jovem já, bem grandinha mas ainda menor que a aranha. Ela se alimentou rapidamente, bem ativa.

Adquiri um pote redondo bem maior para montar mais um terrário provisório para a Iheringi, acho que assim é melhor do que fazer um provisório já com vidro e também melhor do que fazer um definitivo já com vidro pois ficaria muito grande para ela por enquanto.

Comprei o pote, terra, pó de casca de côco e duas mini folhagens. O próximo passo é arranjar mais alguns materiais (pedras, troncos, algo para fazer uma toca...) e planejar bem antes de começar a montá-lo. Pretendo ter ele pronto até o próximo domingo.

Postarei fotos da montagem do terrário assim que possível.

PS: A Iheringi não tentou fugir dessa vez.

domingo, 30 de maio de 2010

Acompanhamento 30/05/2010

Uma das Longisternalis fez ecdise hoje!

Fiz a limpeza de todos os terrarios (e papelários também).

Hoje aconteceu algo bem.. digamos... complicado: enquanto eu catava uma baratinha para oferecer à Iheringi ela figui do terrario. Saiu em disparada mesmo, se apavorou (e eu e a Camila também... hehehe). Após algumas tentativas consegui colocá-la de volta em segurança no terrário, mas já vi que não dá pra facilitar com ela.

Estou decidido a fazer um terrário legal pra ela o quanto antes, tanto por ela ter feito ecdise quanto pela tentativa de fuga.

Também pesquisei e vi que estou mantendo o terrário dela muito úmido... de acordo com a pesquisa que fiz a Iheringi deve ficar em umidade de 50 a 60% e no terrário dela (sempre suado nas paredes) com certeza está mais que isso. Providenciarei um terrário pra ela em breve. A idéia é construir um, mas se eu perceber que isso será muitop caro ou muito trabalhoso taçvez eu compre um aquário ou algo assim e monte a estrutura dentro dele.

Bem, voltando ao acompanhamento: devolvi a Iheringi ao seu terrário e lhe ofereci uma baratinha (grandinha até), que ela ignorou. Troquei por uma menor que ela também ignorou mas essa eu deixei lá, fechei o terrário e nos próximos dias vou conferir pra ver o que aconteceu com ela.

A fuga dela foi um susto e tanto!!! Não vou mais esquecer...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Acompanhamento 25/05/2010

Hoje a Iheringi fez ecdise!

Ela fez hoje à tarde e já saiu maior do que estava antes, agora ela está parada, um pouco mais clara e tal.

Agora vamos acompanhar pra ver quando ela volta a se mover e poderá se alimentar...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Acompanhamento 21/05/2010

Ontem à noite o Camilo levou embora o Bóris! Agora Bóris estará sob os cuidados do seu senhor e mestre.

Troca do alimento das três Longisternalis, todas bastante ativas e com bom tamanho de abdomen, o que significa que estão saudáveis.

Tentei oferecer novamente um tenebrio muito pequeno a uma Longisternalis, em princípio ela fugiu dele, mas deixei ele lá e observarei novamente hoje à noite para ver se algo aconteceu. Deixei ele com a Ling 03.

Oferecei uma pequena e frágil ninfa de barata paraa Iheringi, ela recusou. Ao ser tocada com o pincel ela imediatamente revidou, demonstrando alguma agressividade, acredito que para não precisar abandonar a sua posição que já está há cerca de uma semana, onde teceu um pouco de teia sobre o substrato. Ela deve fazer ecdise nos próximos dias, mas ela parece bem irritada com a situação atual.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Espécies de Caranguejeiras

Encontrei um site muito bom com uma lista de espécies de tarântulas e com fotos (acho q algumas fotos de espécies muito parecidas foram usadas as mesmas, mas ainda tenho q conferir isso).

Além do Wikipédia que tem uma lista de todas as espécies de Caranguejeiras catalogadas (mas só a lista), este é o maior repositório que encontrei, pois apresenta mais informações além da simples lista:

Gallery of tarantulas | Tarantula breeding

Acompanhamento 20/05/2010

Algum tempo sem atualizações, bem, estive ocupado.

Sobre oferencer alimentos vivos às Longisternalis, não rolou, tentei com o menor tenébrio que achei mas elas fogem dele, acho q ainda são muito pequenas mesmo, ofereci na semana passada e foi assim.

A Iheringi continuou comendo duas ninfas por dia, cada vez maiores até sexta-feira (14/05) e depois disso começou a recusar. Percebi que ela está parada somente em um lugar do terrário, percebi também que ela depositou um pouco de teia sobre o substrato, não sei se para reter a umidade ou se realmente está se preparando para fazer ecdise.

Este domingo não fiz a limpeza de todos os ambientes, fiz somente na terça-feira e está tudo bem, todas as Longisternalis estão ativas, estão começando a "enfrentar o pincel" ao invés de sempre fugir dele, isso pode ser um bom sinal para que comecem a se alimentar de alimentos vivos, vamos seguir tentando.

A Iheringi continua parada, mesmo quando toco ela com o pincel ela se move o mínimo possível. Apenas ontem à noite (19/05) manuseei o pote (terrário) dela e ela deu alguns passos, hoje tentarei oferecer alimento a ela novamente, a última vez que se alimentou foi mesmo na sexta-feira (14/05). Se ela apenas estava saciada e não vai fazer ecdise pode ser que volte a se alimentar novamente, mas o abdomen dela ainda está bem grande.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Longisternalis

Descobri hoje conversando com o criador que me repassou as Vitalius Longisternalis (que incluem Bóris do Camilo e Onomatopéia do João Victor) que a ooteca delas eclodiu dia 04/03.

Interessante saber a idade dos bichinhos para acompanhar o desenvolvimento!

Hoje dois meses e uma semana!

Acompanhamento 12/05/10

Feita a limpeza dos ambientes de todas as bichinas no domingo (já virou rotina).

Removi pequenas sujeiras do pó de casca de côco da Iheringi, dava pra perceber uns pontinhos esbranquiçados, removi os pontinhos e o substrato em volta dele...

Estou percebendo que as Longisternalis estão crescendo (nem tenho certeza se estão comendo e com que frequencia, mas estão crescendo) e estão ficando mais ativas, o que é um ótimo sinal, penso em servir-lhes alimento vivo mas isso tem q ser feito com muito cuidado, elas ainda são muito pequenas e praticamente qualquer combate mais furioso pode resultar em danos, principalmente às patas, mas acho q elas devem saber se cuidar... a hora q tiver um tempinho tentarei oferecer ninfas bem pequenas de baratas ou ainda tentar arranjar Drosophilas...

Ontem fiz um teste com a Iheringi, pois ela bateu o recorde novamente de tamanho de presa e fez um ataque mais pró-ativo dessa vez, pois ela ficou observando a baratinha desde que ela caiu no pote e ela nem estava muito perto quando atacou, só o suficiente para alcançar, enquanto as vezes anteriores ela esperava a ninfa tocá-la para então atacar, bem reativa.

Observando essa voracidade, pensei que ela poderia comer mais de uma ninfa daquele tamanho em um dia, mas eu só poderia oferecer novamente a próxima noite, então coloquei outra ninfa do mesmo tamanho no pote. Para minha surpresa, ela largou a que tinha presa e atacou a nova, deixando a outra agonizando com seu veneno... pegou a nova ninfa e arrastou-a para cima da anterior, e ficou com ambas sob suas presas... de fato uma atitude bastante voraz, talvez territorialista, não sei. Isso tudo foi ontem à noite, hoje de manhã observei que uma barata já havia sido consumida toda e ela já estava na segunda metade da outra barata, acho q essa aranha tem a perna oca! Porém se a baratinha for muito grande ela não pega, evita a fadiga e o risco de uma luta...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vídeo Iheringi se alimentando

Pois bem, depois de várias tentativas consegui fazer um vídeo bem mais ou menos... esse fiz com o celular mesmo, vou tentar fazer com a máquina fotográficada na próxima vez e arranjar uma iluminação melhorzinha... bem, mas já é um registro né... cortei o vídeo pra tirar a enrolação e deixei só as partes mais legaizinhas, onde dava pra ver alguma coisa...

Explicando então, foi uma baratinha que eu dei pra ela (ainda uma ninfa de barata, na verdade), e é sempre assim, ela espera até que a baratinha chegue perto e ataca, até hoje nenhuma baratinha conseguiu fugir, ela ataca e injeta o veneno, a presa se debate um pouco, esperneia, mas logo logo está pronta para a degustação... hehehe

Acompanhamento 07/05/10

Ok ok... tudo certo!

Ontem à noite todas elas foram alimentadas, a Iheringi novamente surpreendeu batendo o seu recorde pessoal de tamanho de jantar... rsrsrs cada vez estou dando uma baratinha maior pra ela.

As Longisternalis estão se alimentando bem, estão começando a ficar mais ativas... na quarta-feira à noite o João Victor (meu cunhado) levou a Onomatopéia embora... fui lá ontem dar uma olhada como ela está e ajudá-lo na primeira vez que faria a troca do alimento e manutenção do ambiente... está tudo certo, ele está cuidando muito bem dela e está aprendendo direitinho os cuidados que deve ter.

Iheringi

Fotinho da Iheringi... consegui uma foto bacaninha ontem à noite...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Acompanhamento 06/05/10

Longisternalis todas bem, se alimentando e crescendo (muito devagar mas é possível perceber)
Escolhi finalmente entre as três que estavam ainda indefinidas de proprietário, as que estavam identificadas com números 1 e 2 ficarão comigo! A número 3 por enquanto não tem dono mas assim que ela crescer um pouco ficará mais fácil de alguém simpatizar com ela, se isso não acontecer, ela ficará comigo também...

A Iheringi tem me surpreendido por se alimentar tão bem, ela se alimenta todos os dias e não deixa nenhum resto... na segunda-feira tentei uma baratinha maiorzinha e ela recusou, troquei por uma pequeninha e ela tascou!

Na terça dei uma pequena, mas estou tentando aumentar gradativamente o tamanho das presas dela...

Ontem sim, dei uma já bem maiorzinha (ninfa ainda mas maiorzinha) que achei q ela recusaria mas ela pegou! Passou um pouco mais de trabalho para matá-la mas logo deu conta do recado, estou tentando filmar o evento, fiz um filme na terça que ficou muito escuro e não dá pra ver e outro ontem, mas ontem acabou a bateria da câmera bem na hora, ainda não assisti o vídeo pra ver se pegou o momento do ataque dela, se pegou eu posto aqui em seguida...

Depois que a Iheringi comeu ela foi pra lateral do terrário onde fica bem próximo da luz, subiu na parede e ficou ali, pegando um calorzinho.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Acompanhamento 02/05/10

Bem, nada de diferente aconteceu nos últimos dias...

Fiquei um pouco preocupado com a alimentação das Vitalius, pensei em dar uma ninfa de barata pra elas, mas observei quando fiz a limpeza dos potinhos (sexta-feira 30/04/10 à noite) que elas estão comendo, todas elas, apenas eu não tinhha visto elas comendo e quase não dá diferença no pedacinho de tenébrio que elas comeram, elas comem pouquinho mesmo.

Então, limpei tudo na sexta e troquei o alimento, vou deixar sempre disponível pra elas por dois dias, no domingo (02/05) à noite troquei novamente.

A Iheringi está comendo todos os dias, ela chegou na quinta quando comeu uma ninfa de barata e na sexta comeu outra. Sábado não ofereci e domingo ela comeu outra (dessa vez um pouquinho maior). Ela está crescendo, hoje pretendo oferecer uma baratinha um pouquinho maior que a de ontem. Ela não deixa passar, quando a baratinha chega perto vira jantar na hora... hehehe

Tirei foto dela ontem comendo mas ficou ruim pq o fundo do terrario (potinho) dela fica quase da mesma cor que ela, mas segue para observação de quem tiver um olho bom.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nova Iheringi

Ontem chegou mais uma integrante na casa: uma Grammostola Iheringi.

Ela chegou muito bem, o transporte foi tranquilo e ela já está grandinha (cerca de 2,5 cm).

Preparei para ela um pequeno terrario com pó de fibra de côco no fundo para acomodá-la rapidamente e lhe servi uma ninfa de barata bem apetitosa, banquete que ela imediatamente fez questão de apreciar.

Fiquei muito feliz por ela já ter se alimentado no novo ambiente nos primeiros momentos em que ali estava.

Segue uma foto da pequena (coloquei um papel atrás somente para poder visualizá-la melhor, ela deve crescer rápido e tornar-se um lindo espécime.



Segue uma fotinho dela bem à vontade no novo ambiente se alimentando da baratinha!!!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Acompanhamento

Bem,

Além de comentar as curiosidades também preciso postar aqui as informações que para mim são mais relevantes sobre o desenvolvimento desses pequenos:

A chegadas dos lings de Vitalius Longisternalis foi boa, na terça-feira (27/04/10), dois receberam nome:
- Bóris (do meu concunhado)
- Onomatopéia (do meu cunhado)
As demais (são mais três) ainda não têm nomes mas acabaram ganhando índices, de acordo com a sequência em que as observei se alimentando, então temos o primeiro que percebi se alimentar (ling 01) o segundo (ling 02) e o terceiro (ling 03).

Bem, Ling 01 se alimentou logo na terça-feira à noite
Ling 02 na quarta à noite
Ling 03 na quinta pela manhã

Estranhamente parece que o importante era apenas ganhar uma identificação pois ainda não observei Bóris ou Onomatopéia se alimentando até agora...

Já percebo que Ling 01 está maior que as demais (comeu e cresceu) e também ficou mais escura, logo as outras se alimentem devem alcançá-la!!!

Bóris, um caso à parte

Bem, eu sei que o Bóris ficará pouco tempo comigo (provavelmente só até este final de semana) pois ele irá finalmente morar com meu concunhado que só não quis levá-lo de imediato para que ele se adaptasse e ficasse em nosso "berçário" (ver post de inauguração).

O que ocorre é que o Bóris desde o momento em que chegou em nossa família teve um comportamento diferente de seus irmãos, como comentei no post de inauguração.

Qual foi minha surpresa ao procurá-lo hoje de manhã (verifiquei onde estava cada um, quais haviam se alimentado e etc...) e não o encontrei.

Lembrei que da última vez que o vi ele estava escondido sob o papel que forra sua morada, então examinei o potinho por baixo e procurei e não o encontrei.

Fui surpreendido em ver que ele foi o único que escalou o pote. Todos os demais estão no fundo, sobre o papel, passeando, mas Bóris não, Bóris escalou o pote e ficou bem junto à tampa. Bem, ele ainda não se alimentou, mas irá em breve pois está gastando bastante energia!!!

Inauguração do Blog

Bom dia!

Em primeiro lugar, eu gostaria de aconselhar que todos que queiram iniciar nesse hobby optem por adquirir espécimes procriados em cativeiro ao invés de coletar da natureza... é mais ecologicamente correto, além de você ter mais garantia de que o animal é saudável e poderá acompanhar seu desenvolvimento desde o início se pegar um filhote (e também não é caro não).

Adquiri meus primeiros espécimes (Vitalius Longisternalis e Grammostola Iheringi), todas procriadas em cativeiro, nessa segunda-feira. As Vitalius Longisternalis (minhas e de meus cunhados) chegaram já na terça-feira e a Grammostola Iheringi deve chegar ainda hoje (se não chegar hoje ficarei bastente preocupado com o bem-estar dela, pois ela foi postada na terça-feira).

Mas vamos falar das Vitalius que chegaram na terça-feira (ao total são 5):
- Bóris (essa é do meu concunhado) - parece ser a mais "esperta", ela enfrentou o pincel quando foi manuseada, não diria que ela é agressiva (não condiz com a espécie) mas também não é muito "boba" rsrsrs ela apenas demonstrou que não estava gostando daquilo, na minha opinião, levantando as patas posteriores em direção ao pincel;
- Onomatopéia (essa é do meu cunhado) e as outras três têm comportamente bem semelhante, nada de muito diferente exceto pequena diferença de tamanho entre elas.

Acomodamos cada uma em um pote bem maior do que o que elas vieram e esavam acostumadas a viver - isso pode ter um aspecto positivo e um negativo - o positivo é que elas terão mais espaço e assim talvez mais bem-estar e um ambiente mais fácil de se controlar a umidade e elas poderão escolher entre estar em um local mais úmido ou menos úmido - o ponto negativo é que demoram mais pra encontrar a comida.

Colocamos comida para elsa (tenébrios em pedaços) e deixamos os potinhos perto de uma lâmpada incandescente vermelha de 15W. Eessa potência é suficiente para mantê-las levemente aquecidas (está frio aqui, cerca de 10 graus centígrados à noite e pela manhã) e não incomoda pois elas não enxergam o espectro da luz vermelha.

Depois disso só observar como se alimentam e se movimentam por seu novo lar.