sábado, 28 de agosto de 2010

V. Longisternalis e sua primeira barata!

Para registro: fato marcante!

Nesse sábado (28/08/2010) a V. Longisternalis Ling 01 caçou e comeu uma pequena ninfa de barata. A última vez que alimentei as aranhas (no domingo, dia 22) não alimentei a 01 pois ela estava bem gordinha. Então hoje lembrei dela e ofereci a ela uma ninfa de barata (realmente pequena, mais ou menos do mesmo tamanho da ling) e ela imediatamente abateu a barata e a comeu. Grande ponto para ela!!!

Fiquei muito feliz pois isso marca o início de uma era sem incomodação com a alimentação, sem precisar ficar catando pequenos tenébrios ou mutilando animais e servindo aos pedaços. Agora o desafio é ter as pequenas baratas, pequenas o suficiente para o tamanho da ling.

Nesse mesmo dia ofereci também uma ninfa à B. Smithi, mas ela por enquanto não caçou ainda. Ela parece estar bem alimentada e como a baratinha é um pouco maior que a ling acredito que ela não deva se arriscar nessa luta. Vamos observar alguns dias e se nada acontecer eu removo a baratinha do terrário.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Acompanhamento 24/08/2010

Olá!

Domingo (22/08/2010) servi alimento à nova B. Smithi: um grilo sem as patas traseiras e com a cabeça esmagada. Escolhi este cardápio pois não tinha condições no momento de escolher um grilo ou barata realmente pequeno e ela ainda é muito pequena para travar luta com um dos grandes.

As patas que removi do grilo foram servidas à V. Longisternalis número 2 (servi apenas para ela ambas as patas pois a ling 1 recém havia se alimentado com um grande tenébrio que estava em seu terrário há semanas, mas ainda estava vivo até o momento.

Para a G. Iheringi servi uma super baratona (maior do que a própria aranha) e ela demonstrou interesse mas não chegou a pegá-la, acredito que ela tenha achado grande demais para si.

Observei ontem e a barata permanecia lá, estava escondida mas eu a encontrei.

Observei novamente hoje (há cerca de uma hora atrás) e a barata continuava lá, estava na toca da aranha, enquanto esta se aquecia próximo à lâmpada que está ao lado do terrário. Quando abri o terrário para procurar a barata a aranha também entrou na toca, o que gerou um clima um tanto tenso, então fechei o terrário e deixei pra lá, já pensando em uma breve substituição daquela barata por uma de menor porte.

Quando foi minha surpresa agorinha mesmo ao ver a G. Iheringi com a barata presa em suas presas, ainda se debatendo bastante... por pouco não flagro o momento do abate, mas que bom que ela irá se alimentar, agora tenho certeza de todas estarem bem alimentadas até o final dessa semana, pelo menos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Má notícia - Onomatopéia

Estou atrasado com essa notícia, mas notícia ruim sempre demora a chegar, não é assim o ditado? Então me enganei...

Uma das irmãs V. Longisternalis (a que estava com meu cunhado João Victor, nomeada Onomatopéia) morreu no fim de semana passado (sábado 14/08/10). A causa da morte foi que o cãozinho da casa dele teve acesso ao pequeno terrário da Onomatopéia e esolveu brincar com aquele pote plástico que fazia um som tão maravilhoso ao bater pelas paredes e rolar pelo chão. Com isso a Onomatopéia acabou se ferindo e não resistiu.

O acontecimento é lastimável, com certeza não é culpa do cãozinho e o João Victor também não imaginou que passaria essa idéia por sua mente canina depois de tanto tempo já ter o terrariozinho da Onomatopéia no mesmo local.

Na próxima o João com certeza se certificará de que o terrário jamais esteja em local acessível a crianças e animais. Vale como aprendizado para todos nós.

Nova integrante - Brachypelma Smithi

Olá pessoal!!!

Chegou ontem a nova integrante do Terrário Oito Patas: Brachypelma Smithi.

Ela foi enviada pelo amigo PET EXOTICOS (o mesmo de onde veio nossa Iheringi).

Chegou super bem, muito bem embalada, ativa, hidratada, calma, excelente. Não tive como fazer video ou fotos porque estava realmente sem tempo na hora de desembalar ela e acomodá-la em seu terrário. Este final de semana posto algumas fotos e talvez um vídeo pois pretendo tentar alimentá-la, aliás, todas as nossas amigas de oito patas.

Ok, obrigado PET EXOTICOS!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Acompanhamento 13/08/2010

Ok, ontem percebi que as Longisternalis haviam realizado ecdise.

Como esquentou um pouco aqui na região as aranhas ficaram todas um pouco mais ativas... tentei alimentar a Iheringi mas ela, como andava fazendo de costume (desde sua última ecdise) fugiu da barata.

Hoje de manhã qual minha surpresa ao ver que ela estava digerindo a baratinha (ainda metade da barata mais ou menos externa).

Fiquei muito feliz tanto com a ecdise das Longisternalis quanto com a alimentação da Iheringi, pois com o frio que estava fazendo nos últimos dias elas estavam com quase zero de atividade e pensei que poderiam ter complicações. A lâmpada que tenho para aquecimento não está dando conta, mas ainda tenho medo de colocar uma lâmpada mais forte e ser demais, o que também pode ser perigoso... Irei acompanhar os próximos dias e tomar uma decisão, mesmo assim encomendei um terrário novo que deve vir na próxima semana para a Iheringi, mas penso em adaptar uma forma de aquecer as Longisternalis juntamente no mesmo terrário.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ecdise das V. Longisternalis

As Vitalius Longisternalis fizeram ecdise. Não sei exatamente a data em que fizeram, enconrei hoje as exuvias dentro das tocas, juntamente com elas bem maiores que outrora.

Deve fazer menos de uma semana, pois andei bisbilhotando dentro das tocas delas esses dias e não tinha visto isso ainda.

Ambas as Longisternalis fizeram, agora preciso alimentá-las... :)