domingo, 30 de maio de 2010

Acompanhamento 30/05/2010

Uma das Longisternalis fez ecdise hoje!

Fiz a limpeza de todos os terrarios (e papelários também).

Hoje aconteceu algo bem.. digamos... complicado: enquanto eu catava uma baratinha para oferecer à Iheringi ela figui do terrario. Saiu em disparada mesmo, se apavorou (e eu e a Camila também... hehehe). Após algumas tentativas consegui colocá-la de volta em segurança no terrário, mas já vi que não dá pra facilitar com ela.

Estou decidido a fazer um terrário legal pra ela o quanto antes, tanto por ela ter feito ecdise quanto pela tentativa de fuga.

Também pesquisei e vi que estou mantendo o terrário dela muito úmido... de acordo com a pesquisa que fiz a Iheringi deve ficar em umidade de 50 a 60% e no terrário dela (sempre suado nas paredes) com certeza está mais que isso. Providenciarei um terrário pra ela em breve. A idéia é construir um, mas se eu perceber que isso será muitop caro ou muito trabalhoso taçvez eu compre um aquário ou algo assim e monte a estrutura dentro dele.

Bem, voltando ao acompanhamento: devolvi a Iheringi ao seu terrário e lhe ofereci uma baratinha (grandinha até), que ela ignorou. Troquei por uma menor que ela também ignorou mas essa eu deixei lá, fechei o terrário e nos próximos dias vou conferir pra ver o que aconteceu com ela.

A fuga dela foi um susto e tanto!!! Não vou mais esquecer...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Acompanhamento 25/05/2010

Hoje a Iheringi fez ecdise!

Ela fez hoje à tarde e já saiu maior do que estava antes, agora ela está parada, um pouco mais clara e tal.

Agora vamos acompanhar pra ver quando ela volta a se mover e poderá se alimentar...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Acompanhamento 21/05/2010

Ontem à noite o Camilo levou embora o Bóris! Agora Bóris estará sob os cuidados do seu senhor e mestre.

Troca do alimento das três Longisternalis, todas bastante ativas e com bom tamanho de abdomen, o que significa que estão saudáveis.

Tentei oferecer novamente um tenebrio muito pequeno a uma Longisternalis, em princípio ela fugiu dele, mas deixei ele lá e observarei novamente hoje à noite para ver se algo aconteceu. Deixei ele com a Ling 03.

Oferecei uma pequena e frágil ninfa de barata paraa Iheringi, ela recusou. Ao ser tocada com o pincel ela imediatamente revidou, demonstrando alguma agressividade, acredito que para não precisar abandonar a sua posição que já está há cerca de uma semana, onde teceu um pouco de teia sobre o substrato. Ela deve fazer ecdise nos próximos dias, mas ela parece bem irritada com a situação atual.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Espécies de Caranguejeiras

Encontrei um site muito bom com uma lista de espécies de tarântulas e com fotos (acho q algumas fotos de espécies muito parecidas foram usadas as mesmas, mas ainda tenho q conferir isso).

Além do Wikipédia que tem uma lista de todas as espécies de Caranguejeiras catalogadas (mas só a lista), este é o maior repositório que encontrei, pois apresenta mais informações além da simples lista:

Gallery of tarantulas | Tarantula breeding

Acompanhamento 20/05/2010

Algum tempo sem atualizações, bem, estive ocupado.

Sobre oferencer alimentos vivos às Longisternalis, não rolou, tentei com o menor tenébrio que achei mas elas fogem dele, acho q ainda são muito pequenas mesmo, ofereci na semana passada e foi assim.

A Iheringi continuou comendo duas ninfas por dia, cada vez maiores até sexta-feira (14/05) e depois disso começou a recusar. Percebi que ela está parada somente em um lugar do terrário, percebi também que ela depositou um pouco de teia sobre o substrato, não sei se para reter a umidade ou se realmente está se preparando para fazer ecdise.

Este domingo não fiz a limpeza de todos os ambientes, fiz somente na terça-feira e está tudo bem, todas as Longisternalis estão ativas, estão começando a "enfrentar o pincel" ao invés de sempre fugir dele, isso pode ser um bom sinal para que comecem a se alimentar de alimentos vivos, vamos seguir tentando.

A Iheringi continua parada, mesmo quando toco ela com o pincel ela se move o mínimo possível. Apenas ontem à noite (19/05) manuseei o pote (terrário) dela e ela deu alguns passos, hoje tentarei oferecer alimento a ela novamente, a última vez que se alimentou foi mesmo na sexta-feira (14/05). Se ela apenas estava saciada e não vai fazer ecdise pode ser que volte a se alimentar novamente, mas o abdomen dela ainda está bem grande.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Longisternalis

Descobri hoje conversando com o criador que me repassou as Vitalius Longisternalis (que incluem Bóris do Camilo e Onomatopéia do João Victor) que a ooteca delas eclodiu dia 04/03.

Interessante saber a idade dos bichinhos para acompanhar o desenvolvimento!

Hoje dois meses e uma semana!

Acompanhamento 12/05/10

Feita a limpeza dos ambientes de todas as bichinas no domingo (já virou rotina).

Removi pequenas sujeiras do pó de casca de côco da Iheringi, dava pra perceber uns pontinhos esbranquiçados, removi os pontinhos e o substrato em volta dele...

Estou percebendo que as Longisternalis estão crescendo (nem tenho certeza se estão comendo e com que frequencia, mas estão crescendo) e estão ficando mais ativas, o que é um ótimo sinal, penso em servir-lhes alimento vivo mas isso tem q ser feito com muito cuidado, elas ainda são muito pequenas e praticamente qualquer combate mais furioso pode resultar em danos, principalmente às patas, mas acho q elas devem saber se cuidar... a hora q tiver um tempinho tentarei oferecer ninfas bem pequenas de baratas ou ainda tentar arranjar Drosophilas...

Ontem fiz um teste com a Iheringi, pois ela bateu o recorde novamente de tamanho de presa e fez um ataque mais pró-ativo dessa vez, pois ela ficou observando a baratinha desde que ela caiu no pote e ela nem estava muito perto quando atacou, só o suficiente para alcançar, enquanto as vezes anteriores ela esperava a ninfa tocá-la para então atacar, bem reativa.

Observando essa voracidade, pensei que ela poderia comer mais de uma ninfa daquele tamanho em um dia, mas eu só poderia oferecer novamente a próxima noite, então coloquei outra ninfa do mesmo tamanho no pote. Para minha surpresa, ela largou a que tinha presa e atacou a nova, deixando a outra agonizando com seu veneno... pegou a nova ninfa e arrastou-a para cima da anterior, e ficou com ambas sob suas presas... de fato uma atitude bastante voraz, talvez territorialista, não sei. Isso tudo foi ontem à noite, hoje de manhã observei que uma barata já havia sido consumida toda e ela já estava na segunda metade da outra barata, acho q essa aranha tem a perna oca! Porém se a baratinha for muito grande ela não pega, evita a fadiga e o risco de uma luta...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vídeo Iheringi se alimentando

Pois bem, depois de várias tentativas consegui fazer um vídeo bem mais ou menos... esse fiz com o celular mesmo, vou tentar fazer com a máquina fotográficada na próxima vez e arranjar uma iluminação melhorzinha... bem, mas já é um registro né... cortei o vídeo pra tirar a enrolação e deixei só as partes mais legaizinhas, onde dava pra ver alguma coisa...

Explicando então, foi uma baratinha que eu dei pra ela (ainda uma ninfa de barata, na verdade), e é sempre assim, ela espera até que a baratinha chegue perto e ataca, até hoje nenhuma baratinha conseguiu fugir, ela ataca e injeta o veneno, a presa se debate um pouco, esperneia, mas logo logo está pronta para a degustação... hehehe

Acompanhamento 07/05/10

Ok ok... tudo certo!

Ontem à noite todas elas foram alimentadas, a Iheringi novamente surpreendeu batendo o seu recorde pessoal de tamanho de jantar... rsrsrs cada vez estou dando uma baratinha maior pra ela.

As Longisternalis estão se alimentando bem, estão começando a ficar mais ativas... na quarta-feira à noite o João Victor (meu cunhado) levou a Onomatopéia embora... fui lá ontem dar uma olhada como ela está e ajudá-lo na primeira vez que faria a troca do alimento e manutenção do ambiente... está tudo certo, ele está cuidando muito bem dela e está aprendendo direitinho os cuidados que deve ter.

Iheringi

Fotinho da Iheringi... consegui uma foto bacaninha ontem à noite...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Acompanhamento 06/05/10

Longisternalis todas bem, se alimentando e crescendo (muito devagar mas é possível perceber)
Escolhi finalmente entre as três que estavam ainda indefinidas de proprietário, as que estavam identificadas com números 1 e 2 ficarão comigo! A número 3 por enquanto não tem dono mas assim que ela crescer um pouco ficará mais fácil de alguém simpatizar com ela, se isso não acontecer, ela ficará comigo também...

A Iheringi tem me surpreendido por se alimentar tão bem, ela se alimenta todos os dias e não deixa nenhum resto... na segunda-feira tentei uma baratinha maiorzinha e ela recusou, troquei por uma pequeninha e ela tascou!

Na terça dei uma pequena, mas estou tentando aumentar gradativamente o tamanho das presas dela...

Ontem sim, dei uma já bem maiorzinha (ninfa ainda mas maiorzinha) que achei q ela recusaria mas ela pegou! Passou um pouco mais de trabalho para matá-la mas logo deu conta do recado, estou tentando filmar o evento, fiz um filme na terça que ficou muito escuro e não dá pra ver e outro ontem, mas ontem acabou a bateria da câmera bem na hora, ainda não assisti o vídeo pra ver se pegou o momento do ataque dela, se pegou eu posto aqui em seguida...

Depois que a Iheringi comeu ela foi pra lateral do terrário onde fica bem próximo da luz, subiu na parede e ficou ali, pegando um calorzinho.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Acompanhamento 02/05/10

Bem, nada de diferente aconteceu nos últimos dias...

Fiquei um pouco preocupado com a alimentação das Vitalius, pensei em dar uma ninfa de barata pra elas, mas observei quando fiz a limpeza dos potinhos (sexta-feira 30/04/10 à noite) que elas estão comendo, todas elas, apenas eu não tinhha visto elas comendo e quase não dá diferença no pedacinho de tenébrio que elas comeram, elas comem pouquinho mesmo.

Então, limpei tudo na sexta e troquei o alimento, vou deixar sempre disponível pra elas por dois dias, no domingo (02/05) à noite troquei novamente.

A Iheringi está comendo todos os dias, ela chegou na quinta quando comeu uma ninfa de barata e na sexta comeu outra. Sábado não ofereci e domingo ela comeu outra (dessa vez um pouquinho maior). Ela está crescendo, hoje pretendo oferecer uma baratinha um pouquinho maior que a de ontem. Ela não deixa passar, quando a baratinha chega perto vira jantar na hora... hehehe

Tirei foto dela ontem comendo mas ficou ruim pq o fundo do terrario (potinho) dela fica quase da mesma cor que ela, mas segue para observação de quem tiver um olho bom.