sexta-feira, 22 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ecdise B. smithi

Surpresa!

Hoje pela manhã vi que a B. smithi fez ecdise essa noite. saudável e normal, ela não se alimentava há cerca de três semanas, estava com o abdomen muito grande.

Não consegui ver o quanto ela cresceu. Esse final de semana faço algumas fotos de todas elas e posto aqui.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

É normal e saudável que as aranhas não se movimentem?

Este tópico foi motivado por uma pergunta da Kelen sobre o post do dia 01/10/2010, onde relatei que a G. iheringi não se movimentava há algum tempo.

As aranhas, assim como outros animais de sangue frio, são especialistas em economizar energia, então não são muito ativos mesmo, somente se movem se tiverem um bom motivo, e também podem evitar se moverem quando tiverem motivo para tal comportamento.

Seguem alguns dos motivos que fazem as aranhas se moverem:
. Para se alimentar;
. Para buscar melhores condições térmicas;
. Para se proteger de predadores ou riscos naturais.

Seguem alguns dos motivos que fazem aranhas NÃO se moverem:
* nesses casos evitam MESMO se mover, não se movem nem para se limentar e quando para se proteger, somente se a ameaça for realmente séria
. Quando estão próximas de fazer ecdise - elas ficam realmente espremidas dentro do exoesqueleto, pois estão crescendo e o exoesqueleto não, se mover assim já não é uma tarefa tão fácil;
. Quando recém fizeram ecdise - elas precisam ficar paradas pois o novo exoesqueleto precisa endurecer para elas ficarem firmes, fortes e protegidas.

As aranhas são serem muito sensíveis ao que ocorre ao seu redor, elas sentem vibrações de solo e ar e alterações de temperatura, podendo acompanhar o que acontece em seu ambiente.

As aranhas são muito pacientes, elas podem ficar muito tempo paradas se estiver tudo bem dessa forma, normalmente se movem respondendo a estímulos externos.

As aranhas, para crescer, realizam a troca do exoesqueleto - esqueleto externo que reveste o corpo proporcionando firmeza (como o dos humanos por exemplo) e proteção. Este processo é chamado ecdise.

O processo de ecdise pode levar muito tempo, quando as aranhas são jovens é normalmente rápido, mas quando já estão maiores o processo costuma ser demorado.

Primeiro as aranhas param de se alimentar e de se mover para que o esqueleto se solte de seu corpo e um novo esqueleto seja formado (isso pode ser muito demorado - vários dias, até cerca de três semanas).

O segundo passo é a aranha virar-se com as patas para cima. Neste momento ela começará a se livrar do esqueleto antigo. Ela rompe o esqueleto e começa a sair de dentro dele, primeiro o corpo e depois puxando as patas para fora (vejam o post Ecdise da B. smithi que tem algumas fotos do final do processo). Isso pode levar algumas horas, até umas vinte horas.

CURIOSIDADE: algumas pessoas muito desinformadas colocam aranhas vivas no lixo ou enterram por acharem que estão mortas quando estão fazendo ecdise, viradas com as patas para cima ou de lado, imóveis. Nessa situação não respondem a nenhum estímulo externo, não se movem para nada até que começam a sair do esqueleto antigo.

O mais importante para ver se uma aranha está saudável é conhecer os seus hábitos. Algumas características vêm da espécie, outras variam de um animal para outro. Aranhas que se alimentam bem estão absolutamente bem. Se não se alimentam é necessário tentar entender o motivo, pode ser que ela venha a fazer ecdise e aí está tudo normal, pode ser que ela necessite de aquecimento ou humidade.
As aranhas podem ficar alguns meses sem se alimentar, portanto há tempo para avaliar a situação e agir para corrigir algo que a esteja incomodando. Já a humidade deve ser sempre monitorada e corrigida rapidamente pois um ambiente excessivamente seco pode matar uma aranha em poucos dias.

Ficar cutucando na aranha ou em seu terrrário também é algo que deve ser evitado. Se ela precisar escolher entre se alimentar ou se proteger, a escolha será SEMPRE se proteger, portanto uma aranha estressada não se alimenta e pode morrer.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Acompanhamento 08/10/2010

Hoje estou partindo para o litoral e ficarei quatro dias sem poder dar atenção aos terrários.

Ofereci uma barata razoavelmente grande para a B. smithi, que recusou - ela está com o abdomen muito grande e não deve se alimentar mais até fazer sua próxima ecdise.

Servi ninfas de baratas para as V. longisternalis e ambas atacaram vorazmente as baratinhas.

A G. iheringi ainda precisa de mais tempo para começar a se alimentar, por recém ter feito ecdise.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ecdise da G. iheringi

G. iheringi finalmente realiza sua ecdise.

A ecdise foi tranquila, não dá para ver ainda o quanto ela cresceu, pois ficou bem encolhida após a ecdise, melhor não perturbá-la.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Atualização

Segue pequena atualização no blog, ando meio sem tempo de atualizar os acompanhamentos e acontecimentos mas é importante registrar.

G. iheringi - não come mais e se move muito pouco há semenas... desde a última vez que escrevi sobre ela aqui no blog. Deve realizar ecdise em breve, mas está demorando um pouco.

B. smithi - tem comido muito, está com o abdomen muito grande, depois da última atualização no blog ela já comeu:
- uma barata do tamanho dela
- uma barata MUITO mior que ela (essa eu até me arrependi de ter dado, pois resultou em uma luta bastante violenta até que ela conseguiu dominá-la, afinal, sem nenhum prejuízo)
- um grilo do tamanho dela

V. longisternalis - ambas fizeram ecdise e ainda não se alimentaram, vou tentar esse final de semana. A 01 fez ecdise há mais tempo, a 02 fez essa semana.

No final de semana tentarei atualizar e, quem sabe, postar algumas fotos.