sábado, 10 de julho de 2010

Acompanhamento 10/07/2010

G. Iheringi realizou ecdise dia 08/07/2010, estou deixando ela paradinha, sem nenhuma perturbação.

Coloquei pequenos tenébrios nos terrários das V. Longisternalis, os tenébrios eram um pouco grandes,então elas fugiram deles... mas mesmo assim são pequenos o suficiente para elas pegarem, deixei eles lá e vou observar, se não comerem até o final do domingo irei removê-los pois elas também podem estar se preparando para fazer ecdise e, nesse caso, não é bom deixá-los lá.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ecdise da G. Iheringi

Feito! Acabou às 11:30 a ecdise, ela terminou de empurrar sua exuvia para fora e agora está com uma cor bem clara e ela está bem grande. Não tenho muitos detalhes sobre isso para escrever aqui porque não estou em casa, isso já são informações repassadas para mim pela minha esposa que ficou de olho no processo.

Agora é só deixar ela quieta por uns dez dias e tudo ficará bem!

lol

Ecdise da G. Iheringi

Ontem à noite percebi que a G. Iheringi faria ecdise em, no máximo, dois dias... bem, levou menos tempo do que imaginei. Hoje pela manhã (8:30) verifiquei que ela já estava realizando o processo, não sei desde que horário estava, mas as 00:30 foi a última vez que vi ela antes disso e não estava ainda virada de pernas para cima.

Percebi que ela faria ecdise pois ultimamente (desde a última vez que tentei oferecer comidaa ela) ela estava um pouco "irritada" ao ser perturbada e rejeitou o alimento. Além disso, percebi que ontem ela estava com os pelos mais claros (aparentando como se estivessem quemados ou algo assim) e a marca metálica do abdomen estava muito mais escura que o habitual (estava totalmente preta) e com algumas pequenas rugas sobre si.

Bem, agora ela está no processo, deve quase dobrar seu tamanho após isso, demandando urgentemente o novo terrário que estou planejando para ela.

lol

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Acompanhamento 05/07/2010

Hoje resolvi alimentar as V. Longisternalis, pois percebi que a sling 02 estava fora da toca, o que pode significar que saiu para caçar.

A sling 01 praticamente fechou sua toca com terra, ficou uma pequena passagem que até para ela é apertado passar.


Começei com a sling 02 que estava fora da toca. Coloquei um pequeno tenébrio vivo perto dela, inicialmente ela o ignorou e depois se sentiu incomodada com sua presença e saiu dali para um local mais longe dele. Insisti colocando o tenébrio na frente dela mas ela realmente não pareceu estar interessada. o tenébrio se feriu com a minha manipulação então deixei ele ali e parti para a sling 01.

Afastei um pouco da terra que fechava a toca e coloquei o tenébrio com a piça na pequena abertura, por onde conseguia enxergar as patas frontais da sling. Ela imediatamente o atacou e segurou ele até a morte com um bote certeiro, teve que brigar um pouco pois ele conseguia puxar a aranha um pouco quando conseguia se apoiar no substrato mas logo se entregou. Essa foi bonita de assistir.

domingo, 4 de julho de 2010

Acompanhamento 04/07/2010

Após quinze dias em jejum da G. Iheringi resolvi tentar oferecer a ela uma baratinha, não muito grande, mas também não ninfa, uma baratinha de cerca de dois centímetros de comprimento. A barata entrou no terrário e fez uma bagunça, se escondeu sob a teia, sob folhas, sob o sbstrato. Passou algumas vezes pela aranha que rejeitou o banquete em todas as oportunidades, removi a barata e resolvi deixar para uma próxima tentativa, talvez a aranha queira fazer uma ecdise em breve e, se for esse o caso, não vai se alimentar de forma alguma mesmo.

As Longisternalis ainda estão em suas tocas, depois do ultimo alimento que tiveram ficaram bem alimentadas.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Acompanhamento 01/07/2010

V. Longisternalis Ling 01 comendo um tenébrio!

Ela também caçou o bichinho no terrário, agora adeus tenébrios picados, ambas as lings de V. Longisternalis estão se alimentando bem, estão com o abdomen avantajado de caçar os tenébrios vivos.

Isso é um ótimo sinal de que se adaptaram bem ao terrário e estão se sentindo seguras.